março 30, 2008

Broches antigos

Tempos atrás, foi publicada na revista Casa Claudia esta dica que achei muito bacana. Para ter um abajour "personalizado", basta usar broches com visual antiguinho numa cúpula neutra. Vale a pena fazer um "supermercado" na casa da vovó, da mãe ou buscar em brechós e feirinhas. O resutado é simples e bonito, o que mostra que não é preciso muita grana para decorar nossa casa. Pensei em outras opções, como flores de croché, sementes... Alguma outra idéia? Tô aceitando sugestões! ;-)

março 29, 2008

Belisquetes em taças

Gente querida, falei muito pouco aqui da minha outra paixão, a decoração. Quero dividir algumas idéias e sugestões com vocês. Essa, por exemplo, eu descobri no blogue da Simone Quintas e adorei! Além de cozinhar, pretendo descobrir novas formas de servir, inovando e a sugestão ao lado é interessante: por que não dispor os belisquetes em taças diferentes, reunidas numa bandeja bacana? É uma opção às cambuquinhas, já velhas conhecidas. O que acham?

Pavê de Bombom

Estou sempre à procura de novas receitas para testar, mas, na correria do dia-a-dia, não dá tempo para fazer "coisas elaboradas". Acabo fazendo o básico - e olhe lá! Mas nas ocasiões especiais, aproveito a oportunidade para tirar dos arquivos aquelas receitas que ficam "na fila", esperando a ocasião para testá-las.

Nessa Páscoa, mãe resolveu preparar o prato principal (sobrecoxa de frango enrolada no bacon... hummm... prometo postar aqui a receita) e então coube a mim preparar a sobremesa, o que não é tarefa árdua, já que eu AMO doces. Vasculhando os arquivos, lembrei de uma receita de pavê de bombom e não me arrependi: ficou divino! Aprovadíssima!

- 10 bombons sonho de valsa (pode ser outro de sua preferência);
- 1 2/3 xícara (chá) de leite;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 lata de creme de leite (usei apenas uma caixinha com 200g);
- 1/2 colher (sopa) de maisena;
- 5 colheres (sopa) de açúcar;
-5 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei o Garoto, mas quero testar com Ovolmaltine);
- 3 ovos.

Com uma faca afiada, pique os bombons em cubinhos. Reserve.
Separe as claras das gemas. Reserve.
Numa panela, junte o leite condensado, 1 xícara (chá) de leite, a maisena e as gemas peneiradas. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e reserve.
Em uma outra panela, junte o restante do leite e o chocolate em pó e misture. Leve ao fogo médio para ferver. Depois de ferver, retire do fogo. Reserve.
Numa batedeira, bata as claras até o ponto neve. Vá acrescentando o açúcar aos poucos para as claras não murcharem. Desligue a batedeira, acrescente o creme de leite e misture, delicadamente, até incorporá-lo às claras. Reserve.
Com uma colher, distribua uniformemente o creme amarelo no fundo de um refratário. Cubra o creme com os bombons picados. Em seguida, regue com o achocolatado e cubra com o creme de claras. Polvilhe com um pouco de chocolate e pó.
Leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas ou até ficar consistente. Sirva gelado.


março 23, 2008

Torta de frango


Depois de postar as delícias de Minas, já estava mais do que na hora dividir com vocês minhas peraltices na cozinha. Gente, tô adorando testar receitas, preparar e servir aos amigos e parentes que "se atrevem" a experimentar meus achados culinários!

Nas férias, nada para fazer, assiti a um programa de culinária na TV que ensinava a preparar essa torta de frango. Fiquei encantada com a possibilidade de testar uma massa que lembra a de um empadão e a de uma quiche, pois são melindrosas - ora ficam rececadas, ora gordurosas demais. Num domingo morno, cansada de TV, resolvi testar a receita. Mãe e marido aprovaram. Tempos depois, servi num almoço em casa para o cunhado Zé Mauro, Renata, minha sogrita Jéssica e minha cunhada Maria Clara. Aprovada com louvor, publico aqui para vocês. Detalhe: a massa é simples de fazer e deliciosa! E se sobrar, pode congelar.

A massa leva:
· 300g manteiga sem sal;
· 500g farinha de trigo;
· 1 ovo;
· 1 colher (café) rasa de sal;
· 1 colher ( sobremesa) queijo ralado na hora;

Para o recheio, usei:
· 1 peito de frango grande cozido;
· 1 caldo de frango;
· 4 copos de água;
· 1 cenoura grande, picada em quadradinhos;
· 300g requeijão de bisnaga (usei um mais cremoso);
· 2 folhas de louro;
· 1 pires (pequeno) cebolinha verde picada;
· 1 pires (pequeno) cheiro verde;
· 1 dente de alho;
· 1 cebola pequena;
· 1 gema;
· gotas de café;
· 1 colher de chá amido de milho;

Quem preferir, pode incrementar ainda mais. Eu usei milho verde em conserva, pois gosto muito. E, para dar mais cor ao recheio, usei uma colher de sopa de colorífico.

Modo de fazer:
Massa: Picar a manteiga, bem gelada, em quadradinhos pequenos. Adicionar a farinha, o ovo, o sal e um punhado de queijo ralado na hora. Amassar a massa com a ponta dos dedos, e depois com as mãos, até incorporar todos os ingredientes e formar uma massa lisa. Forrar a forma (de preferência de fundo falso), pegando a massa em pequenos pedaços, e moldando, com as pontas dos dedos, até forrar o fundo e a lateral da forma. (Da primeira vez, usei uma forma inglesa e a massa soltou sem problemas. da segunda vez, usei a de fundo falso, que ficou bem melhor para servir).

Recheio: Colocar o frango e a cenoura para cozinhar na mesma panela. Adicionar o caldo de frango. Quando ambos estiverem cozidos, desfiar o frango. Separar a água que cozinhou. Refogar o frango e a cenoura com alho, cebola, cebolinha e o louro. Adicionar 1 + ½ copo cheio da água que cozinhou o frango e deixar ferver por uns 3 minutos. Acrescentar o amido de milho, para engrossar um pouco. Adicionar metade do requeijão em bisnaga, o cheiro verde e desligar o fogo. (É importante que o recheio não fique líquido, que tenha consistência.) Quando o recheio estiver frio, colocar na forma. Antes de cobrir a massa, colocar o restante do requeijão em bisnaga em pedaços. Cobrir com o restante da massa, aberta previamente com saco plástico e esticada com um rolo. Misturar a gema do ovo com uma pitada de café e passar por cima da superfície da torta. (O café é um detalhe, para dar cor à massa). Deixar no forno até dourar, o que leva uns 30 minutos, aproximadamente.

Fonte: Tatá Cury.

Delícia!