setembro 29, 2009

Caldinho verde


Quem é capaz de resistir a um caldo verde quentinho, em um dia frio e chuvoso? Fácil de preparar, delicioso de saborear como entrada ou prato principal. A batata nos dá a energia do carboidrato, a couve é rica em em vitaminas A e C, além de cálcio, fósforo e ferro, quer mais? A carne nos dá a proteína, a "força", mas que pode ser substituída pela soja ou mesmo retirá-la. Experimente fazer com inhame, ao invés da batata e surpreenda seu paladar.

Vamos lá!

Em uma panela, coloque três batatas médias, meia cebola e um dente de alho cortados grosseiramente e um caldo de galinha. Acrescente água e deixe ferver até que a batata cozinhe por completo. Enquanto isso, lave a couve, deixe em solução de limpeza e depois corte o mais fininho que conseguir. Reserve. Cozinhe as carnes em pressão ou fervura e reserve. Após o cozimento das batatas, despeje tudo em um liquidificador, bata por um minuto e devolva à panela. Regue com azeite de oliva a gosto. Misture a couve e deixe ferver por um tempo, acrescendo em seguida as carnes. A consistência deve ser cremosa.

4 comentários:

Roberta disse...

Oiiii amiga!
Hummmmm adorei!
Acho que vai rolar...ainda mais com esse tempinho de hj...
Beijos.

Unknown disse...

Neste último fim de semana estive em Itaipava. Éramos 2 casais e fomos a um restaurante indicado pelo Guia 4 Rodas, chamado Il Perugino. Tive muita vontade de fotografar nossos pratos p/ depois te enviar, pois foram lindamente servidos e estavam realmente deliciosos (segundo opiniões de todos). Olhei para os lados e ninguém estava fotografando nada. P/ piorar, o ambiente era bem iluminado. Fiquei com medo de "pagar mico" e não fotografei. O prato que escolhi foi indicação do Guia 4 Rodas: ravióli de mussarela e grana padano com tomates e manjericão. P/ melhorar, estava rolando uma tal Wine Week em Itaipava. Degustamos a R$75,00 um vinho que no cardápio saía a R$130,00 (Barbaresco Dezzani 2003, do Piemonte). Indico fortemente o restaurante. Tentarei fotografar em outras oportunidades. Bjs! Márcio.

risonha disse...

é simplesmente a sopa favorita do meu marido.
acho que ele ficava a babar se visse esta foto...rsrsrs

Verena disse...

Larissa, adoro Caldo Verde, minha mãe faz sempre e faz rasgando a couve ao invés de cortar em tirinhas. Acho que fica uma sopa bem rústica!
Delícia de sugestão!
Beijocas!