agosto 21, 2008

Quem tem medo do Rosa?

Durante muito tempo o rosa esteve ausente da decoração, ou reservado aos ambientes infantis, em especial aos quartos das meninas. Muita gente enjoou da cor, ficando praticamente esquecida na última década. Mas por que esse preconceito com o rosa?
Eu confesso que já tive implicância: pra mim era uma cor difícil de combinar. Mas como acontece com os sabores, vamos refinando o paladar com o tempo e aproveitando o melhor que há em cada alimento. Aquilo que não é comum ao nosso paladar acaba sendo deixado de lado, quando poderíamos aprender a apreciar outros sabores, texturas... Assim funciona com as cores. Tem sempre aquelas com as quais nos afinamos mais, mas por que não tentar "treinar" nosso olhar para outras combinações, algo exóticas, mas não menos belas?

O rosa chegou na minha vida com um móvel anos 20 que ganhamos de uma tia, cujo tampo é feito de um lindo mármore rosa português, de um tipo que não existe mais... "Mas tinha de ser rosa?", pensei num primeiro momento, mas depois me apaixonei perdidamente por aquela pedra belíssima, que mostra, em seus veios, fósseis de árvores tão antigas quanto o próprio tempo. Comecei a pensar em combinações para esse tom e então já não mais desgosto da pincelada que minha sala receber dessa cor.
Curiosamente, comecei a notar apresença do rosa em várias matérias das revistas mais badaladas de decoração. A foto de capa do livro de decoração da Casa Claudia, por exemplo, é de uma produção de Maristela Gorayeb, cuja cor principal é - pasmem - o rosa! Com a tecnologia, hoje temos à disposiçao nuances mais queimadas, menos saturadas e, portanto, menos cansativas.
Diga aí: existe alguma cor que aprendeu a gostar?

Fotos: Getty Images, Living etc., Absolutely Beatuful Things.

25 comentários:

Ferst&Veloso Consultoria Organizacional disse...

Amiga, LUXO pouco eh bobagem p/ ti!!! da um arrepio so de olhar essas fotos!! ameiiiiiiiiiiii!!!!!! muitos, muitos Bjssssssssss da Danni que te adora!

Luciana Macêdo disse...

Devo admitir que o rosa não é minha cor predileta, até mesmo evito esta cor. Tenho uma coleção de pratos antigos com fundo branco e com flores em tons de rosa, que são lindos. Em se tratando de decoração jogo de cores muitas vezes me agrada, até mesmo com uma cor que não usaria habitualmente. Por exemplo: uma das paredes da minha sala é no tom Fendi e nas paredes tenho quadros em tons queimados com pinceladas de tons avermelhados e vermelhos. Para compor o mobiliário tenho uma cadeira estofada de tecido adamascado vermelho escuro. Detesto vermelho, mas neste caso ficou muito bom. Penso que é preciso considerar o conjunto.
Mas, o rosa ainda continuo em dúvida.
Bjs!

Anônimo disse...

Ei Larissa, tudo jóia?

Bem concordo em gênero e grau com você. Há um tempo atrás eu não gostava do rosa, quando minha sobrinha Gabriela nasceu, eu e minha irmã dissemos que não iriamos fazer a decoração do quarto e enxoval na cor rosa, optamos por verde em diversas nuances.

Eis que minha sobrinha ama a cor Rosa e acho que aprendi com ela a gostar, tanto que tenho conjunto de moleton todo rosa, tênis branco e rosa, lingerie (ganhada de presente do Júnior toda rosa) e passei o reveillon de óculos rosa, fui a Poços de Caldas em Julho e comprei agasalhos rosa (o único que tinha)....parece que a cor me persegue......hehe

Minha sobrinha ganhou um quarto novo e adivinha a cor das paredes??? ROSA....rs fizemos uma parede de listras grossas de rosa e lilás, ficou lindíssimo e a Gabriela simplesmente amooouuuuu....vou mostrar seu blog pra ela, comc erteza ela irá se apixonar ainda mais pela cor rosa...

Amiga, parabéns seu blog está lindo, que a sua vida seja sempre rosa com muita paz, harmonia , saúde e regrada a muitos amores.

bjão

Anônimo disse...

Ei Lalá....

Quando terminei de escrever o comentário e olhei para a minha cadeira da mesa de trabalho, vi que hoje eu vim trabalhar de blazer cor de rosa...

Ou seja, tô na moda!!!!!!

P.S - Tenho um desejo de comprar um scarpan rosa para usar com jeans o que acho um luxo, só....

kkkkk

Sabrina disse...

Olá Larissa, vim dar uma olhadinha no seu blog e adorei... Eu sou apaixonada por rosa, algumas coisinha que se preciso optar eu compro rosa, mas na decoração eu não uso por ser uma cor cansativa, em alguns pequenios objetos até usaria, só para dar um ar romântico.
Beijos

disse...

Ahhhh...rsrsrs
Sou suspeitíssima, kkkk, amo de paixão!!!
Na minha casa tenho vários objetos no Rosa!
Acho lindo, feminino, e super chique, claro! como tudo na vida, tem que saber dosar!
Ah! a minha pia do lavabo tbém foi feita sob medida, e adivinha!!
No mármore rosa!!!!!
kkkkkkkkk
Amei o post!
Quero aqueles pratos da primeira foto pra miiiiim!!!
rsrs
Bjocas, querida!
:O)
Ps: fiquei louquinha de vontade de ver o seu móvel!!!

Axly disse...

Tá bom, tá bom!
Entendi o recado, huahuahuahuahuahuahua...
Mas ainda tenho marra de rosa, prefiro lilás.
Mas esse móvel é lindo mesmo hein!
Kisss linda^^

Eli disse...

Que legal essas peças rosas, adorei as fotos! E vou aprendendo com você!

Cacau Gonçalves disse...

Oi, Larissa!!!!
Fiz a fusão do blog Bicho Fofo com o flickr Bicho Fofo...rs
Então, agora está tudo no flickr - artesanato, comidinhas, quintal, paisagens - vai lá! ;-)
www.flickr.com/bichofofo
beijão

Larissa disse...

Dani, também te gosto muito, guria! Obrigada pelo se carinho de sempre!

Lú, acho a combinação do fendi e do vermelho M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a! Eu sou suspeita, pois AMO vermelho, em especial os mais queimados, como os tons de vinho. É uma cor quente, intensa, que alegra e acolhe ao mesmo tempo. Para quem não arrisca, vale a pena pincelar em pequenos objetos e almofadas com estas cores mais fortes. Também adoro porcelana antiga... Bjs.

Jaine, minha amiga! Que saudade da sua terra! Você é um ser que tem uma aura rosada, cheia de energia e de luz! Te gosto muito! beijos!

Sabrina, eu já sou o contrário: para roupas e não uso muito o rosa. Na decoração, aprendi a vencer o preconceito com a cor e procuro armonizar o meu móvel com outras peças de outras tonalidades... Que bom ter sua visita aqui no Trivial Básico! Volte sempre! beijos!

Ah, Lú, você também terá de mostrar os objetos rosados da sua casinha lá no Stúdio, hein? E a pia também! Vou colocar a foto do móvel para vocês. beijos!

Unknown disse...

Larissa,
aprendi gostar do verde em várias coisas (até em roupas para mim, porque nunca gostei dele... coitada de mim tendo este preconceito, hein?)
Agora, mate minha curiosidade: dá para postar uma foto do móvel que você ganhou com o mármore rosa?
Beijoca

Agdah disse...

Vc já viu um filme chamado Pretty in Pink? Até o carro dela era rosa.

Gaby disse...

OláaQQ Eu amoo rosa , sou suspeita pra falar mas só utilizei na decoração do quarto da minha filha , e foi um rosa escuro combinado com verde clarinho. Ficou bem legal e divertido. A cor que eu não consigo gostar é o castanho .. aff... sei lá , não me convence, em roupas então... é uma cor que acho que não me favoreçe pois sou negra, ah.. sei lá deve ser casmurrice minha hahahhaa
bjos

carmencita disse...

Eu acho o rosa uma cor tão charmosa! Em decoração então nem se fale, dá leveza e um ar romantico. Meu quarto predomina bastante o rosa.E olhe que minha cor predileta é o branco.Bom fim de semana.Bjss

Anônimo disse...

Larissa,
Não sou muito de rosa não, mas olhando essas fotos dá até prá rever meus preconceitos... cada uma mais linda que a outra.
Bjs
Andréa

Larissa disse...

Flávia, eu AMO verde. É minha cor preferida. Tanto que minha cozinha recebeu esse tom predominante, em nuances suaves... Pode deixasr, já estou providenciando a foto do móvel! rsrs

Ana, nunca vi este filme! Imagino um carro rosa... não faz meu estilo! kkk

Gabi, acho engraçado que muita gente não goste da combinação do verde e do rosa... Mas já vi várias decorações com esses tons que ficaram lindas! Imagino que o quartinho da sua filhota seja lindo!

Carmencita, que legal! Que tal uma foto do seu quarto aqui no Trivial?

Andrea, que bom que gostou! É pra gente rever os conceitos mesmo... rsrs Beijos

Margaretss disse...

Eu detestava rosa. Até que minha filha começou a crescer e tudo dela é rosa. Ai de tanto comprar coisas rosas pra ela aprendi a gostar. Pensava que era so coisa de menina mesmo mas tenho uma cunhada que já anda la pelos 50 anos e ela também é apaixonada por rosa. O ateliê dela é super fofo, tudo rosinha.
Mas minha cor preferida mesmo é o laranja. beijos pra voce e tenha uma otima semana.

Diego Moreira disse...

Hoje vi na rua uma moça dirigindo um Celtinha novo na cor rosa - estilo penélope charmosa.

Pra mim, um troço esquisito.Mas a moça parecia super satisfeita...

Ana Medeiros disse...

Adoro o rosa e pintaria tranquilamente uma parede ou teria um móvel com essa cor. Super elegante...
Amei as fotos!

Beijocas e boa semana

Luís Pontes disse...

Olá Larissa,

As plantas que nasceram das irmãs das sementes que te enviei, estão agora com 4-5 metros de comprido e começam a ter flor. Como estavam no caminho, conduzi-a para cima de uma oliveira. Desse modo, se der gilas, vão ficar penduradas, ao lado das azeitonas, rsrsrsr!
E as tuas, nasceram?

Anônimo disse...

Eu não gostava de rosa até a adolescência!! Em compensação, agora, além do vermelho, é a minha cor!!
Beijinhos
Saudades!

EVA CAROLINE | disse...

do proprio Rosa... eu reneguei muito essa cor, durante a adolescencia, e a renegação durou ate isadora começar a demonstrar suas preferencias. Eu relutei, quando engravidei e tinha certeza que era menina e mais certeza ainda de que o enxoval seria azul e não rosa, fui criticada: "mas azul é cor de menino" e eu retrucava: "mas eu gosto de azul, pq tem que ser rosa?" Mas não teve jeito o rosa encantava os olhinhos de Isadora mesmo quando ela ainda não sabia nem falar e dai em diante começou a me encantar também. Apesar de preferir o lilás, sei que o rosa tem seu encanto e sua magia.

OuroVerdeSuculentas disse...

Oi Larissa eis-me aki e já nos coments. Seu blog é show de bola em belíssimas fotos e informações da hora. Aprendi a gostar do laranja. Até bem pouco tempo atrás era a minha cor do preconceito (engraçado q semana passada eu tava pensando nisso) os garis vestiam um macacão laranja e a molecada saia correndo atrás do caminhão gritando "cenourinhas! Cenourinhas!"... ki coisa mais cruel. E tbm tinha uma empresa de distribuição de gás q usava uniforme no msmo tom. Acho q não chegou bem ao preconceito mas, enjoou e ficou caracterísco: laranja ou era gari ou era entregador de gás. Hj a minha cozinha tem muito laranja... cor kente, q abre o apetite e alegra o ambiente.
Xerão procê

Anônimo disse...

Buenas noches

I just wanted to say hi :)

Anônimo disse...

Hello man!

It is my first time here. I just wanted to say hi!