agosto 18, 2008

Risoto rápido de camarão


Este final de semana queria fazer algo rápido e saboroso para a refeição principal. Sou apaixonada por frutos do mar, em especial por camarões: fritos, empanados, grelhados, em molhos, de todo jeito! Tinha um kilo no congelador e decidi de última hora fazer um risoto rápido, diferente das receitas tradicionais que costumo fazer, que levam arroz arbóreo ou carnaroli e exigem um pouco mais de esforço da cozinheira... rs Neste, usei o arroz comum, parboilizado, pois o arroz tipo 1 não funciona para fazer risoto, vira uma papa! Aproveitei para usar a panela de pedra que comprei numa viagem tempos atrás.

Ingredientes:
- 1 kg de camarões limpos;
- 2 xícaras de arroz parboilizado;
- 4 xícaras de água fervente (em torno disso, melhor ver na hora a necessidade);
- 1 cebola grande picada;
- 2 tomates (sem pele e sementes) picados;
- 1 colheres de sopa de extrato de tomate;
- 3 dentes de alho amassados;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de sopa de óleo de canola;
- salsa e cebolinha picadas;
- colorífico (a gosto);
- pimenta do reino;
- sumo de limão;
- sal a gosto.

Fiz assim. Temperei o camarão com sumo de limão, sal e pimenta do reino. Aqueci o azeite numa panela e deixei o camarão fritar. O interessante é não ficar mexendo muito, pois ele "chora" água. Acrescentei então a cebola e deixei dourar. Em seguida, juntei os tomates bem picadinhos (da próxima vez, vou usar o processador e juntar o purê) e o extrato de tomate, deixei apurar e reservei.

Na panela de pedra, comecei a fazer a minha receita comum de arroz. Coloquei o óleo de canola, o alho e o arroz, deixando fritar bem. Em seguida, coloquei duas xícaras de água e deixei cozinhar em fogo baixo. Pouco antes do fim do cozimento, misturei o molho de camarão ao arroz ainda molhado, acrescentanto o restante da água e deixando cozinhar até o ponto desejado. O arroz ficou macio, levemente umidecido e, para dar um pouco mais de cor, usei o colorífico. Por cima, salsa e cebolinha.

Confesso que senti falta de duas coisas e que da próxima vez vou usar: uma cenoura em cubinhos e um pouco de queijo parmesão ralado grosso por cima. Mas, ainda assim, esse arroz improvisado ficou divino. Aprovadíssimo!

12 comentários:

Fabrícia disse...

Panela perfeita...risotto melhor ainda...
Bjs.

Patricia disse...

Quando foi mesmo que nós marcamos um almoço na sua casa? rsrsrsrsrss
Beijos
Ah! adorei a panela!!!

Natércia Ramalho disse...

Coração eu digo está maravilhoso!Adorei mesmo minha linda...um bjo Natércia...

Axly disse...

Oie Lá!
Que delícia de receita rápida!
E estrear utensílios novos é tão gostoso né?!
Kisss pra ti querida...

disse...

Lá!
2 palavrinhas...
MIAM MIAM!!!
rsrs'
Bjocas, querida!
:O)

Eli disse...

Eu amo cozinhar na panela de pedra sabão! E seu risoto ficou um luxo só!

Luciana Macêdo disse...

Não vivo sem minhas panelas de pedra, o sabor da comida é outro, muuiiito melhor.
Gostei do arroz incrementado combinando com a rusticidade da panela. Agradável de olhar...gostoso de comer.
Bjs!

Agdah disse...

Eu adorei a panela de pedra.

Cris disse...

Ficou lindo Larissa! Sou doida para ter uma panela dessas. Bjs.

carmencita disse...

Pra mim esse risoto está perfeito e apetitoso.Bjss

Anônimo disse...

Ola, muito otima essa receita!
Mas eu fiz ate um pouco mais light e mais rapida: usei os mesmos ingredientes, mas acrescentei uma colher de curry. Alem disso, "fritei" o alho ( sem oleo algum) em uma panela de pressao, joguei os camaroes por cima, que obviamente fez muita agua ( equivalente a 1 xic), em seguida o curry, e misturei o arroz cru . Completei com mais uma xicara de tomate pelado, acertei o sal, um pouco pimenta do reino ( tirei os camaroes limpos do freezer e descongelei na hora debaixo d'agua) . Fechei a panela de pressao, apos comecar a apitar, esperei 4 minutos, desliguei o fogo e abri a panela. Pronto,no ponto em 5 minutos, delicioso! Por fim, decorei com salsinha e servi.

Anônimo disse...

Ola fiz quase tudo igual, apenas acrescentei um pouco de curry no cozimento e fiz mais light ( "fritei o alho sem oleo ) e mais rapidamente, pois usei uma panela de pressao, coloquei os camaroes, mais polpa de tomate, misturei o arroz e fechei por 4 minutos. Num instante um risoto delicioso!
Abracos