agosto 12, 2009

Mar de leite


Por baixo, a areia fina, leve, que sopraria caso não fosse sobreposta pelo mar... de leite.

Na cozinha do vizinho encontramos preciosidades. Foi o caso desse pavê de doce de leite que encontrei no site da Dadivosa tempos atrás. Já fiz duas vezes, mas as fotos nunca ficavam boas. Agora chegou a hora de postar aqui essa receita tão clássica, tão "antiguinha" e que é uma delícia. Lembra os doces de vó, os que não esquecemos.

Ingredientes:
4 gemas 8 colheres de sopa de açúcar - usei menos
150 g de manteiga em temperatura ambiente - recomendo a da marca Aviação
2 latas de creme de leite sem soro
1 a 2 xícaras de leite
2 1/2 pacotes de biscoito maisena
1 1/2 lata de doce de leite (ou uns 500 g) - usei o da marca Aviação também
150 g de castanha de caju moída - pode-se substituir por cerejas em calda para decorar

"Com o auxílio da batedeira, faça uma gemada bem clarinha batendo bem o açúcar com as gemas. Adicione a manteiga e bata até incorporar. Junte o creme sem soro e bata até o creme ficar homogêneo e reserve. Inicie a montagem: faça uma camada fina de creme no fundo da travessa, vá passando os biscoitos rapidamente no leite e colocando-os lado a lado, bem juntinhos. Cubra com um pouco de creme, nova camada de biscoitos e assim por diante, finalizando com os biscoitos. Misture bem o doce de leite com uma colher, para desmanchar. Leve-o ao microondas por um minutinho, para ajudar. Cubra os biscoitos da última camada com uma generosa e caprichada porção de doce de leite. Polvilhe a castanha de caju e leve à geladeira. Sirva no dia seguinte, bem geladinho." Obrigada, Dadivosa!

Foto: J. C. Rocha

4 comentários:

Unknown disse...

quero nadar neste mar!
Que bom tê-la de volta!
Beijo

Odete disse...

Com uma delicia dessas, da ate pra esquecer as clorias...que doce mar.

bjs

Unknown disse...

Olá , estou passenado por aqui , vendo as novidades e buscando inspiração , passe lá também pra me visitar adoroOOO receber rsrs ! Além do que é sempre bom ter companhia de gente bacana e antenada . Vou te esperar Bisous

Priscila Beneducci disse...

Hum fiquei com vontade