agosto 02, 2009

Picanha no forno e arroz piamontese


Este prato é ótimo para servir aos amigos em um dia frio, acompanhado de um vinho tinto leve. Parece complexo e elaborado, mas é tão simples que de primeira eu já acertei! E olha que não faz muito tempo que aprendi a fritar ovos...rs Aprovado com louvor.
Ingredientes para o arroz:
-3 xícaras de arroz parboilizado;
-3 e ½ xícaras de caldo de frango;
-1 lata de cogumelos em conserva;
-2 copos de vinho branco seco;
-1 cebola média;-2 dentes de alho;
-200g de manteiga; use manteiga mesmo!!
-100g de queijo parmesão; vale a pena investir em uma boa marca
-200g de mussarela;
- 1 e ½ xícara de creme de leite fresco ou 1 caixinha de 200g; e
-sal e pimenta branca a gosto;

Pulo do gato?

Não tem, mas minha dica é deixar tudo preparado antes de iniciar. Lave o arroz (não muito) e deixe escorrer até secar. Enquanto isso, fatie os cogumelos, pique bem a cebola, esprema o alho, dissolva os 2 tabletes de caldo de frango (preferencialmente os sem gordura!) em 2 litros de água, rale os queijos e deixe à mão os demais ingredientes. Quando dá tempo, eu escorro o caldo em um pano limpo, sem uso, para retirar os resíduos dos temperinhos que vem nos caldos de frango. Use manteiga de qualidade e um bom queijo parmesão, pois faz sim diferença. Tudo pronto?

Vamos lá:

Doure a cebola e o alho em metade da manteiga. Junte o arroz cru, já sequinho, refogue bem e acrescente o vinho branco. Deixe secar esse líquido completamente e só então acrescente o caldo de frango. Tampe a panela, baixe o fogo, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar normalmente. Após 8-10 minutos, aproximadamente, observe se o arroz está úmido, ainda sem secar completamente. O ideal é que o arroz fique “al dente” e úmido, para que possa dar “liga”. Nesse ponto, junte os cogumelos fatiados, acrescente o restante da manteiga, o creme de leite e os queijos, tomando o cuidado de incorporar os ingredientes aos poucos. Corrija o sal e, se for necessário, acrescente leite até que o arroz fique com a consistência que você desejar. Retire do forno e sirva em seguida.

A picanha:

Simples. Para uma peça de picanha de 1kg aproximadamente, utilize 3 kg de sal grosso. Cubra o fundo de uma assadeira com 1 kg do sal e coloque a picanha com a gordura virada para cima e cubra com o restante do sal grosso. Não pode deixar nenhuma parte exposta! Leve ao forno médio a alto por 50 minutos (para quem prefere ela mais mal passada por dentro) ou mais. O sal criará uma “crosta” dura e resistente, que impedirá que o suco da carne se perca, cozinhando-a em seu próprio líquido. Ao retirar do forno, quebre a crosta de sal, fatie e sirva com o arroz.

2 comentários:

Mangia che te fa bene disse...

Amiga,
Você está impossível na cozinha, hein? Nem parece a mesma Larissa...o Zé deve estar amando essas experiências pantagruélicas!
Ficou lindo seu prato! Eu amo arroz à Piemontesa, aprendi a fazer com a mãe do Marcos e ele sempre pede bis! Agora me lembrei das vezes que íamos almoçar na Parmê aos domingos e comíamos Medalhão com Arroz à Piemontesa...ô saudades!
A dica que ela me deu para que o arroz não fique muito empapado e sim no ponto certo é usar arroz pronto de véspera, mas o normal. Acho que o parboilizado não deixa empapar...
A picanha no sal nunca fiz!
Um beijo e parabéns!

Anônimo disse...

Huuuummm!!! Eu fiz e ficou maravilhosa. Parabens! Mande um abraço pro Zé... Maurinho