agosto 02, 2009

Pizza da Dona Luiza

Pizza. Hum. Pizza... Quem não gosta? Pode ser vegetariano, natureba, vai comer pizza de alfafa e broto de feijão, com farinha integral, mas vai amar essa delícia. Receita de massa cada um tem a sua. Eu confesso que não sou tarada por pizza não, posso viver sem ela, mas quando penso em comer, prefiro a da minha mãe. Massa alta, fofa, leve, aquele monte de queijo derretido por cima e muito tomate! Tem quem prefira a massa tipo biscoito. Eu gosto também, enche menos, come-se mais. rs Entretanto, o diferencial aqui é justamente dividir com os amigos o nosso mundo, o nosso modo de fazer. Essa receita é fácil, rápida e faz um sucesso danado. Se testar, escreva-me dizendo o que achou. Grande beijo!

Ingredientes:

- 5 colheres cheias ou 1 tablete de manteiga (minha mãe usa margarina);
- 30 gramas de fermento de pão;
- 1 colher de sopa rasa de açúcar;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 copo de leite morno;
- 1 colher de chá de cebola ralada; e
- 3 xícaras de farinha de trigo.

Faça assim: dissolva o fermento no leite morninho. Em seguida, acrescente os ingredientes em um recipiente e misture tudo. A massa é mole mesmo, não precisa acrescentar mais farinha. Deixe descansar, se for possível, por uns 30 minutos. Depois, lambuze as mãos com óleo para poder modelar, trabalhar a massa, espalhando-a lentamente pelos tabuleiros. Como é mole, fica mais trabalhosa para espalhar. Compensa. Espalhou? Coloque por cima o molho de tomate de sua preferência ou faça o seu, usando tomates italianos frescos (aqueles mais compridinhos e carnudos), cebola e muitos verdinhos, levando ao fogo até reduzir e engrossar. Cubra com mozzarella ralada a gosto, rodelas de tomate e manjericão. O topo você colore com o que quiser e gostar. Eu amo rúcula com parma! Qual o seu preferido?

4 comentários:

Axly disse...

Florzinha querida!
Que saudadonaaaaaaaaaaa de ti^^
Que bom que voltou, senti mesmo tua falta.
Eu não ando tão assídua com meu blog, tadinho dele. Mas sempre visito as cozinhas amigas.
Ameeeeeeeeei a tua pizza, ou melhor da mamis^^
Ontem matei uma vontade doida que eu tinha há dias de comer... hehehehe.
Mas nem fotos tirei.
Kisss pra ti e linda semana!

risonha disse...

Jesus me abana!!! que pizza deliciosa.

Patricia disse...

Ai que bom que vc voltou!!!!!!!!!!!
Senti muito a sua falta por aqui. Confesso que ando um pouco relaxada com meu blog, mas é que ando um pouco sem idéias e sem nenhuma inspiração, até o livro que estou lendo estou demorando séculos pra terminar. Não sei se vc já sabe da novidade, mas estou grávida e dessa vez resolvi não fazer muito estardalhaço pq fiquei um pouco traumatizada depois do que me aconteceu, mas agora está tudo correndo bem, claro que não tem jeito de ficar tranquila enquanto os três primeiros meses não passarem...
Mas e vc como está?
Beijos

Bico de Jaca disse...

Que maravilha ver o seu retorno!!!!
Saudades!
Bjos.
Carol Macedo.