abril 13, 2010

Bacalhau ao creme de leite

Nas andanças pela net encontramos blogs que são verdadeira fonte de inspiração. Um dos primeiros que visitei foi o Elvira`s Bistrot. Pesquisando receitas de bacalhau, dei de cara com essa maravilha, que você pode conferir aqui. Segue a minha adaptação.

Elvira, querida, ficou divino! Obrigada por nos maravilhar com suas iguarias.

Ingredientes:

- 1 kg g de bacalhau;
- 5 batatas inglesas grandes;
- 2 cebolas médias;
- 50 g de manteiga;
- Azeite;
- 4 ovos;
- 300g de creme de leite;
- queijo parmesão ralado na hora.

Para o molho bechamel:

- 2 xícaras de leite de leite;
- 40 g de manteiga;
- 40 g de farinha de trigo;
- noz-moscada;
- sal;
- pimenta do reino.

Cozinhe os ovos por dez minutos aproximadamente, escorra-os, coloque-os em uma vasilha com água gelada e aguarde esfriar por completo. Cozinhe também as batatas com casca em água com sal. É importante que estejam cozidas, porém firmes, para que possam ser cortadas em rodelas uniformes a serem dispostas no recipiente que receberá o bacalhau.

Costumo deixar o bacalhau dessalgando em água gelada da noite para o dia, trocando a água quando em vez e ainda assim fervo as postas por uns 10 minutos para retirar o sal. Assim que ferver, retire da água e deixe esfriar. Em seguida, desfie o bacalhau em lascas grossas e reserve.

Descasque os ovos e as batatas. Pique os ovos e corte as batatas em rodelas, dispondo-as num pirex. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200ºC.

Numa panela grande, coloque as cebolas em rodelas, a manteiga e um pouco de azeite. Doure a cebola, junte o bacalhau e refogue por uns minutos. Retire do fogo e reserve.

Faça então o molho bechamel: derreta a manteiga em fogo baixo, povilhe a farinha de trigo e envolva cuidadosamente. Mexa até a farinha ficar dourada. Em seguida, acrescente o leite e deixe ferver, até o molho ficar espesso e cremoso. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

Fora do fogo, incorpore o creme de leite ao molho bechamel. Acrescente os ovos picados e as lascas de bacalhau com cebola.

Por cima das batatas já dispostas no pirex, coloque o bacalhau já envolto ao molho e polvilhe com queijo ralado na hora.

Gratine por 20 minutos aproximadamente e delicie-se com essa receita portuguesa tão tradicional e deliciosa.

2 comentários:

Lia Houf disse...

Nossa Larissa ...
Fiquei até com fome ! kkk
Adorei seu blog
Parabéns !

Lia

casacomacucar.blogspot.com

Anônimo disse...

:) , Eu aprecie sua escrita na sua página , você está de pé com coisas espectaculares ! Este blog é muito esclarecedor !
Sou Sofia , eu nasci em Helsinki, e eu vou ser um fã desta página web, meus hobbies pode ser chato, mas eu digo -los de qualquer maneira estou muito encontrada de leitura , bem como filmes , e eu também ouvir uma muito Metallica no meu roadtrips , eu estou solteiro agora tão meninos atente para mim .... só brincando :) ! Eu tentei uma vez namoro on-line não funcionou muito bem ....
Eu fiz este comentário porque como eu disse anteriormente eu realmente gosto deste site Eu também tenho um fórum assim como você , mas o meu é diferente muitos de vocês , trata-se de poker grátis dinheiro ....:)
Além disso, vou ter de pedir desculpas pela minha linguagem era a única maneira que encontrei para falar com vocês ....manter seguro para todos vocês , Goodbye