abril 27, 2008
Antes e depois
Cantinho de trabalho
Este sofá, aliás, tem uma história bacana. Ele pertecia a uma tia do Marido, que nos presenteou quando soube que estávamos mobiliando a casa nova. Tem o desenho característico dos anos 60, com almofadas soltas (vanguarda, não?) e com abertura nas laterais que o transforma numa cama de solteiro. Para o Marido, trouxe muitas lembranças, já que ele dormia em um igual quando criança... Quando ganhamos, estava revestido pelo tecido original (!), um corvim verde. Ficou com uma carinha nova com o chenile "telha", deixando com aspecto mais moderninho. Na época eu não tinha máquina digital para registrar o antes e o depois, uma pena!
A estante foi uma aquisição recente. Precisava guardar algumas coisas que ficavam em armários, ocupando espaços preciosos. Num apartamento pequeno, é preciso organização e aproveitamento de cada centímetro. O quadro é da artista plástica carioca Patrícia Masgrau. Aguardo ansiosa os comentários! ;-)
Filés de peixe da Dona Luiza


Calma
abril 21, 2008
Macaroni & Cheese da Cinara
- 4 colheres (sopa) de manteiga;
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo (acho que usei colheres cheias demais, usarei menos da próxima vez);
- sal;
- 2 xícaras de chá de leite morno;
- 150g (ou 3 a 4 punhados) de queijo cheddar ralado em fios;
Fiz assim:
Cozinhei a massa a massa com um fio de óleo, sal e um cubo de caldo de carne. Pré-aqueci o forno a 200ºC. Untei a assadeira com manteiga.
Derreti a manteiga em fogo baixo. Em seguida, acrescentei a farinha e mexi até intregrar e borbulhar. Como recomendado pela Cinara, fui colocando o leite aos poucos sem parar de mexer. Acrescentei o sal, uma pitada de pimenta do reino e a pitada de nós moscada. Acrescentei o queijo cheddar ralado e, quando incorporado, apaguei o fogo.
O molho não ficou muito líquido, mas ainda assim resolvi fazer como Elvira e levar ao forno por um tempo. Alternei as camadas de massa e de molho na assadeira, terminando com o molho, e deixei no forno por uns 15 minutos. A diferença foi que coloquei um pouco do queijo ralado por cima, o que garantiu um sorriso da minha mãe ao ver o prato. O que me chamou a atenção foi a rapidez e a simplicidade de se preparar, o que mostra que a boa cozinha não precisa ser complicada. Divino!

abril 20, 2008
Receita Diferente: sabonete de leite-de-cabra

abril 13, 2008
Escondidinho de Carne Seca

Para o recheio:
- 1kg de carne seca livre de peles e gorduras;
- 1 cebola média picadinha e 2 cebolas médias cortadas em pétalas;
- 3 tomates médios sem pele e sementes picados;
- 2 dentes de alho picados;
- pimenta do reino;
- 1 colher de chá de extrato de tomate (massa);
- salsa e cebolinha gosto;
- azeite;
- sal.
Para o purê de aipim:
- 1kg de aipim;
- 200g de creme de leite (uma caixinha);
- 1 xícara de leite (acrescentar até chegar ao ponto desejado para o purê);
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 2 colheres de sopa de requeijão; e
- sal.

Preparo:
Deixei a carne seca, cortada em grandes cubos, de molho na geladeira por 12 horas para dessalgar. Como ainda havia gordura, retirei os excessos. Coloquei a carne na panela de pressão com água por 30 minutos, desfiei e reservei.
Numa panela, dourei a cebola no azeite, acrescentei o alho e em seguida a carne, deixando fritar um pouquinho. Juntei o tomate picado, o extrato de tomate, uma pitada de pimenta do reino e uma xícara de água. Deixei cozinhar até a água evaporar por completo. Corrigi o sal e acrescentei uma pitada de salsa e cebolinha picadinhas.
O purê eu fiz assim: cozinhei o aipim com água e sal. Ainda quente, usei o espremedor de batatas para espremer, ao invés de levar ao liquidificador. Em seguida, levei à panela com a manteiga, misturando bem até incorporar os ingredientes. Acrescentei, então, o leite e o creme de leite. Fui corrigindo o purê com leite até chegar na textura que eu desejava: um purê nem muito firme, nem muito mole, mas cremoso. Acrescentei as duas colheres de requeijão ao purê e corrigi o sal, deixando apurar um pouco.
Disseram-me que a forma “tradicional” de montar este prato é colocando o recheio de carne seca por baixo e o purê por cima. Eu gosto de fazer diferente: coloco uma camada do purê, o recheio e outra camada do purê por cima. Recomendam, também, usar queijo parmesão ralado por cima da última camada, mas aqui em casa não gostamos muito deste queijo, então utilizei um pouco de mozzarella ralada e um pouco do requeijão por cima.
Levei ao forno médio por 40 minutos e fiz uma salada verde para acompanhar. Divino! Espero que gostem! ;-)
abril 10, 2008
À propósito

Foto: Martha Stewart
Reciclar
abril 09, 2008
Costela de porco ao barbecue
abril 03, 2008
Macarrão básico
- uma colher de azeite (ou óleo);
- 2 cebolas médias ou 1 cebola grande picadas grosseiramente;
- bacon picadinho (coloque o quanto desejar);
- 2 latas de tomate pelatti peneirados (ou 2 latas de molho pronto);
- 100g (ou meia caixa) de creme de leite sem soro;
- azeitonas verdes picadinhas (se desejar);
- sal que baste.