Para o recheio:
- 1kg de carne seca livre de peles e gorduras;
- 1 cebola média picadinha e 2 cebolas médias cortadas em pétalas;
- 3 tomates médios sem pele e sementes picados;
- 2 dentes de alho picados;
- pimenta do reino;
- 1 colher de chá de extrato de tomate (massa);
- salsa e cebolinha gosto;
- azeite;
- sal.
Para o purê de aipim:
- 1kg de aipim;
- 200g de creme de leite (uma caixinha);
- 1 xícara de leite (acrescentar até chegar ao ponto desejado para o purê);
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 2 colheres de sopa de requeijão; e
- sal.
Preparo:
Deixei a carne seca, cortada em grandes cubos, de molho na geladeira por 12 horas para dessalgar. Como ainda havia gordura, retirei os excessos. Coloquei a carne na panela de pressão com água por 30 minutos, desfiei e reservei.
Numa panela, dourei a cebola no azeite, acrescentei o alho e em seguida a carne, deixando fritar um pouquinho. Juntei o tomate picado, o extrato de tomate, uma pitada de pimenta do reino e uma xícara de água. Deixei cozinhar até a água evaporar por completo. Corrigi o sal e acrescentei uma pitada de salsa e cebolinha picadinhas.
O purê eu fiz assim: cozinhei o aipim com água e sal. Ainda quente, usei o espremedor de batatas para espremer, ao invés de levar ao liquidificador. Em seguida, levei à panela com a manteiga, misturando bem até incorporar os ingredientes. Acrescentei, então, o leite e o creme de leite. Fui corrigindo o purê com leite até chegar na textura que eu desejava: um purê nem muito firme, nem muito mole, mas cremoso. Acrescentei as duas colheres de requeijão ao purê e corrigi o sal, deixando apurar um pouco.
Disseram-me que a forma “tradicional” de montar este prato é colocando o recheio de carne seca por baixo e o purê por cima. Eu gosto de fazer diferente: coloco uma camada do purê, o recheio e outra camada do purê por cima. Recomendam, também, usar queijo parmesão ralado por cima da última camada, mas aqui em casa não gostamos muito deste queijo, então utilizei um pouco de mozzarella ralada e um pouco do requeijão por cima.
Levei ao forno médio por 40 minutos e fiz uma salada verde para acompanhar. Divino! Espero que gostem! ;-)
21 comentários:
Que óptimo aspecto! Nunca provei escondidinho de carne seca mas adoraria poder servir-me...
Beijinhos
Filipa, é uma delícia! Venha um dia ao Brasil, fique em minha casa e te servirei com gosto, amiga! Um beijo!
Larissa na hora do almoço é sacanagem em?! Que vontade que me deu de invadir a tela do monitor. hehehe Está uma maravilha!
Um prato que é sempre um sucesso.Muito bom.
Bjs!
Meninaaaaaaaaaaaaaaaa... adoro escondidinho!!! Mas brinco aqui em casa, digo que só o faço uma vez por ano pelo trabalho que dá bater a mandioca no liquidificador, mas é muito bom!!! Só que prefiro a versão de frango, não sou muito fã de carne seca.
Muito obrigada mesmo por tua visita, fiquei muito feliz!
Estamos no mesmo barco, aprendendo, descobrindo as dificuldades e alegrias de estar ao lado de alguém tão diferente de nós mesmas. Ainda não me casei oficialmente, de papel passado e tudo, mas moro com meu "namorido" e vivemos essa fase.
Vou add teu link no meu blog tá, adorei o teu e espero muitas outras visitas...
Tô com água na boca com seu escondidinho^^
Kisss pra ti, ótima semana!
Nem fala em doce cremoso, amo todos esses que você disse!!!
E tu acha que eu não tua receita de Páscoa??? Já anotei aqui...
Hahahaha...
Kisss^^
Juro que é o último comentário seguido!!!
Hahahaha...
Você perguntou se eu gosto de decoração, gosto sim, acho muito bacana você estilizar um ambiente com seu jeito e tudo mais, mas entendo bem pouco, mas vendo umas coisas no teu blog até me inspirou a procurar mais.
A idéia das garrafinhas é ótima, como futura bióloga apóio totalmente a idéia do reaproveitamento e da reciclagem, vamos cuidar melhor do nosso lindo planeta!
Kisss pra ti...
Hahahaha, pois é, estamos superrrr online!!!
Mas como você conseguiu se safar no meio de tanto biólogo?
Huahuahuahua...
Mas é sempre assim, onde tem um vira praga...
Aqui foi culpa da minha prima, e eu adorei a idéia e embarquei atrás. Mas tô muito interessada agora na área de Educação mesmo, vou ser professora e tô curtindo a idéia.
Mas enquanto isso, fico por aqui me metendo na cozinha que é uma supeeeeeeeeeer paixão... e o maridão e a mamãe que se dão bem!!! Hahahaha...
Mas como disse, decoração é uma arte, e como todas elas eu me interesso muito também.
Hi Larissa, Thanks for your comment on my blog :) I can't actually read your blog but the pictures are beautiful :D I'll add you to my blog list.
Larissa vou agora para o aeroporto embarcar no avião para o Brasil para poder ir a sua casa comer um pouco do escondidinho :) eheh!!!
O Xarope de ácer(maple syrup) com que eu fiz a tarte, aqui em Portugal comprei numa ervanária aí não sei onde se venderá mas se procurar numa loja de produtos naturais concerteza deve haver.
Beijinhos
Você disse que gosta de decoração eu também. As dicas dos broches e dos petiscos achei ótima. Continue assim nos presenteando com sua criatividade.
Bjs!
Adoro...que vontade de comer carne seca...miam.
Bjcas.
Eu amo escondidinho e esse tah com uma cara ótima!!!!!
Já te add nos meus links!!!
Bjo
Tem combinação melhor no mundo do que aipim com carne seca???
Maravilha!!
QQ dia eu faço aqui e te conto o resultado!
O escondidinho está muito apetitoso, embora eu nunca tenha comido este prato típico brasileiro, o facto é que só de olhar dá vontade de comer. Bjs
Eliana, eu também sofro na hora do almoço, que é geralmente quando tenho um tempinho para visitar os blogues amigos - fico sempre com água na boca! :-D
Luciana, obrigada pela visita! Que bom que está gostando da parte de decorãção. Sabe, tive receio de misturar as duas e não dar muito certo, das pessoas não entenderem a MINHA lógica!! rsrsrs É como uma recita: misturamos os ingredientes, às vezes funciona, às vezes não. Aceito dicas!
Fabrícia, tá convidada também para o almoço aqui em casa então! ;-)
Vera, você é um amor de pessoa e de um talento sem igual. O seu já está adicionado aqui faz tempo! Coisa boa a gente não esquece!
Di, a gente mora no mesmo lugar! Vamos combinar um almoço, hein menina!
Monica, tá convidada também: vou fazer um mega almoço aqui e o prato será o escondidinho!
Axly, seja bem vinda! Vamos ficar "on line" mais vezes?
Obrigada à todas pelos recadinhos! Vocês muito me estimulam a continuar com este cantinho tão trivial... Beijos!
Olá Larissa,
Muito obrigado pela sua visita e palavras. E também por me possibilitar assim conhecer o seu "cantinho".
Há tempos, o seu compatriota Paulista, Eduardo Luz, do Da Cachaça Para o Vinho, disse-me que aí se chamava Menina, noutro site do Brasil, falava de Pescoçuda. Os nomes internacionais são ABÓBORA CHILA, CALABAZA CABELLO DE ANGEL, POTIRON CHEVEUX D'ANGE, THIN VERMICELLI PUMPKIN.
Tenho uma boa foto que lhe posso mandar por e-mail, se me enviar o seu endereço. O meu é:
elepontes@gmail.com
Luís Pontes
Larissa, adoro esse prato, mas nunca fiz em casa pois tenho preguiça de receitas que tem que deixar de um dia para o outro. Bobagem, né? Você fez parecer tão simples... :)
Hum, que delícia!!! Tá na minha lista já, depois desse post.
Bjs
Andréa
Oie Larissa!
Muito obrigada pelas boas vindas^^ Tu é um amor...
Com certeza ficaremos "on line" mais vezes...
Alias, por onde andas que sumiu?
Hahahahah...
Kisss e ótimo fim de semana!
o que eu estava procurando, obrigado
Postar um comentário