março 01, 2010

Massa ao molho funghi


Faz tempo que não passo por aqui. Às vezes queremos tanto retomar o lazer, mas a correria da vida moderna nos impede. Finalizei alguns projetos recentemente e agora, enfim, tenho mais tempo para continuar com o Trivial Básico. Confesso que rolou um desânimo, minha câmera quebrou, enfim... Mas o bacana é contar com o empurrão de amigos que gostam desse espaço e me incentivam a continuar.

Daniela, Serginho, Monique, Beto, Diná, Paula, Sessé e MARIDO: este post é pra vocês, que me deliciaram com conversas hilárias nesse jantar divino! Da próxima vez, não esqueceremos o sal... Beijos!

Massa caseira ao molho funghi

Coisa simples é preparar um molho e uma massa. Para meio quilo de massa fresca, usamos 200g de funghi secchi (não estou certa, mas acredito que foi Shimeji). Como estão desidratados, é necessário colocar em uma panela com água suficiente para cobrir tudo e esperar que hidratem, em fogo brando. Como alguns acabam apresentando uma “areia fina”, algumas pessoas preferem escorrer o líquido, mas nós preferimos utilizar a água em que foram hidratados para o molho. Retiramos o líquido, deixamos “decantar” e então coamos, a fim de retirar o máximo da "areia" sem perder o líquido. Antes de devolver o líquido para a panela, refogamos o funghi com vinho tinto, deixando evaporar. Devolvemos o líquido escuro para a panela, acrescentamos uma cebola picada, sal e pimenta a gosto. Com o fogo apagado, acrescentamos uma caixinha de creme de leite, misturando tudo. Simples, não? A massa foi comprada de uma família italiana que tem um restaurante em Friburgo, cidade serrana do interior do Rio de Janeiro. Saladinha para acompanhar. Uma delícia.

2 comentários:

Verena disse...

Oi amiga! Adorei te ver aqui novamente! Estava com saudades de você e das delícias e comentários!
Espero que esteja tudo bem e que agora com mais tempo você possa se dedicar às delícias culinárias!
Beijos a todos, saudades!

Tecendo Sonhos disse...

http://tecendosonhoscomvoce.blogspot.com/2010/04/coincidencia-ou-copia.html

Larissa, já ratifiquei no blog seu pedido, espero que vc goste!! Beijocas
Andreza