abril 21, 2008

Macaroni & Cheese da Cinara



Eu descobri esta receita faz tempo no blog da queridíssima Elvira, embora a receita original tenha vindo do blog da Cinara, outra cozinheira de mão cheia que descobri por essas bandas cybernéticas. O Cinara`s Place é um achado para os amantes da boa comida como eu. Confesso que esta receita foi daquelas que ficaram na lista de espera para testar. Eu gosto muito do cheddar e minha mãe não gosta: ela é apaixonada por esse queijo. Assim, nada melhor do que fazer um agrado à essa pessoa que tanto já me mimou nessa vida. Fiz neste final de semana, antes de viajar para Teresópolis, uma belíssima cidade serrana do interior do Estado do Rio de Janeiro. Cinara, obrigada! Não sou a primeira a testar e a cobrir de elogios, mas os créditos são todos teus! Um beijo!

Ingredientes:

- 250 g de massa fusilli grano duro;
- 4 colheres (sopa) de manteiga;
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo (acho que usei colheres cheias demais, usarei menos da próxima vez);
- sal;
- pimenta do reino;
- 1 pitada de noz-moscada;
- 2 xícaras de chá de leite morno;
- 150g (ou 3 a 4 punhados) de queijo cheddar ralado em fios;

Fiz assim:

Cozinhei a massa a massa com um fio de óleo, sal e um cubo de caldo de carne. Pré-aqueci o forno a 200ºC. Untei a assadeira com manteiga.

Derreti a manteiga em fogo baixo. Em seguida, acrescentei a farinha e mexi até intregrar e borbulhar. Como recomendado pela Cinara, fui colocando o leite aos poucos sem parar de mexer. Acrescentei o sal, uma pitada de pimenta do reino e a pitada de nós moscada. Acrescentei o queijo cheddar ralado e, quando incorporado, apaguei o fogo.

O molho não ficou muito líquido, mas ainda assim resolvi fazer como Elvira e levar ao forno por um tempo. Alternei as camadas de massa e de molho na assadeira, terminando com o molho, e deixei no forno por uns 15 minutos. A diferença foi que coloquei um pouco do queijo ralado por cima, o que garantiu um sorriso da minha mãe ao ver o prato. O que me chamou a atenção foi a rapidez e a simplicidade de se preparar, o que mostra que a boa cozinha não precisa ser complicada. Divino!

9 comentários:

Elvira disse...

Obrigada pela referência. :-)

Ficou fantástico, esse macarrão!

Beijos.

Filipa disse...

Que bom aspecto!! Realmente as receitas da Cinara são uma maravilha, não tem como dar errado.

Beijinhos

Mónica Pinto disse...

Que lindo prato de massa, o aspecto é magnífico, a cinara tem realmente receitas especiais, mas a sua preparação do prato também ficou especial. Bjinhos

Axly disse...

Oie amiga...
Mas que presentão pra mamãe hein?
Adoooooooooooooro queijo e massa com molho branco e queijo, adooooooooooooooro mais ainda... Hahahahaha.
Estou aqui pensando no que fazer no almoço do Dia das Mães para mamãe e a sogrinha e acho que essa massa linda vai fazer parte do cardápio.
Kisss pra ti!

Larissa disse...

Elvira, você sempre será uma referência na minha cozinha. ;-D

Filipa, as suas também logo logo estarão por aqui. Cenas dos próximos capítulos! rsrs

Monica, suas palavras soaram como doce melodia aos ouvidos! Tão bom receber um elogio vindo de ti!

Axly, amiga já tão querida, tomara que faça o sucesso que fez aqui. Mas "é tudo culpa" da Cinara!! hehe

Beijos para todas vocês.

Cinara disse...

Larissa, estou praticamente *sentindo* a cremosidade deste seu Macaroni & Cheese!!! Você fez bem em seguir a dica da Elvira: é assim que deixamos as boas receitas ainda mais deliciosas! Fico feliz que você e sua mãe tenham gostado! ;o)
Parabéns pelo blog, viu? Está com um visual muito chique, e com receitas e dicas ótimas... Adorei o sabonete de leite de cabra!
Vou colocar seu link lá no Cinara's Place, OK?
Um beijão!

Diego Moreira disse...

A mamãe dve ter adorado provar este macarrão! Também quero!
Beijo!

Unknown disse...

Também já passei pelo blog da Cinara. Peguei receita de muffin de chocolate para fazer com a minha filha. Ficaram ótimos! E renderam uma grande diversão!!!!

Luciana Macêdo disse...

Esta massa estácom uma carinha...cremosa, super apetitosa. Mais uma sugestão para a listinha.
Bjs!