maio 28, 2008

Salada de camarões e palmito


Certa vez estava aguardando para fazer um exame em um laboratório quando, lendo um jornal totalmente ultrapassado, me deparei com uma receita do José Hugo Celidônio que envolvia camarões, palmito e arroz. Tratei de copiar para mim. Fiz, ficou legal, mas ainda não tinha máquina para registrar. Dia desses, resolvi adptá-la. Ao invés de servir os camarões e os palmitos grelhados com arroz, resolvi colocar por cima de folhas de alface americana. Fácil, rápida e deliciosa! Só não é totalmente light por conta do azeite que vai ao fogo... Mas já dá uma ajudinha na dieta, não? Rsrs

Ingredientes (para duas porções):

- folhas de alface americana na quantidade que desejar;
- 0,5 kg de camarões médios ou 24 camarões GG;
- tomates picados (tomate cereja é outra opção);
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem;
- 1 dente de alho;
- sal e pimenta a gosto; e
- gotas de sumo de limão.

Lavei as folhas e deixei de molho um tempinho com 2 colheres de sopa de vinagre. Dica: isso faz com que os vegetais não escureçam quando precisamos descascá-los e cortá-los com antecedência. Sumo de limão também serve.

Temperei os camarões com sal e sumo de limão apenas. Piquei as folhas grosseiramente e reservei. Numa frigideira, coloquei o azeite e o dente de alho inteiro, apenas para perfumar. Em seguida coloquei os camarões, aos poucos, deixando grelhar. Reservei em um outro recipiente e continuei usando a frigideira com o mesmo azeite, desta vez para grelhar levemente o palmito.


Deixei os ingredientes alcançarem a temperatura ambiente e então coloquei por cima das folhas de alface. Decorei com os tomatinhos, temperei com gotas de limão, sal, pimenta e azeite. ;-)

4 comentários:

Filipa disse...

Gosto muito de comer saladas, são leves e refrescantes e esta é uma óptima sugestão.

Beijocas

Cris disse...

Isso está com cara de bom demais!!!

Axly disse...

Uau, que saladinha dez!
Hoje vi uns camarões bonitos no mercado, lembrei de ti^^
Kisss.

Anônimo disse...

Oi Larissa!!!
Só de olhar este prato, fiquei com água na boca literalmente!!! ADOOOOOORO camarão e palmito idem!! Hummmmmmmm... nhac... nhac...
ADOREI seu blog!!!
Beijinhos,
Cris