abril 09, 2008

Costela de porco ao barbecue


Tempos atrás, um amiga querida chamada Verena preparou esta receita e postou em seu blog, o Mangia che te fa bene. Nós trabalhamos juntas quando ela ainda morava no Rio e, em nossas conversas sobre pratos preferidos, ela vivia me falando do quanto gostava dessa costela. Esta receita ficou na lista, aguardando para ser testada. Marido adora carne de porco e, quando disse que faria em casa aquela costela que havíamos experimentado numa famosa cadeia de restaurantes australianos, ele foi só sorrisos. Convenhamos: não é uma delícia ver que preparamos algo com carinho e que o resultado foi o sorriso e a satisfação daqueles que amamos?
Para temperar, usei sal, alho, cebola, pimenta do reino, suco de limão e uma folha de louro. Quem quiser incrementar pode usar o vinho branco também, que amacia e dá um gosto especial na carne de porco. Deixei marinar por quatro horas.
Retirei o excesso do tempero e coloquei a carne para assar em uma forma untada com óleo. Nos primeiros 30 minutos, deixei a forma coberta por papel alumínio, para que a carne ficasse bem cozida. Depois deste tempo, retirei o alumínio para dourar.
O molho barbecue foi feito com os mesmos ingredientes da Vê, mas em menor quantidade: 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1 ½ colheres de sopa de catchup e 1 colher de chá de molho inglês. A Verena pincelou este molho na carne antes de assar. Eu esqueci deste detalhe, confesso! Então, quando virei a carne pela primeira vez, pincelei com o molho, e depois fiz o mesmo do outro lado. Ainda assim ficou muito boa!
Obrigada, Vê, pela receita e pela amizade. Espero que gostem! ;-)

6 comentários:

Fabrícia disse...

Ficou linda....adoro costelas....me lembram o Brasil, a família reunida...
Bjcas.

Mónica Pinto disse...

Essa costela deve estar uma delícia. A mim lembra-me o verão. Bjinhos

Vera disse...

Putz...adoro costelas...pena que estou de regime!!!!!
Mas como ele não vai durar par sempre....uma hora vou fazer e te conto!
Qto as minhas peças...eu vendo sim...dah uma visitada nas postagens anteriores.
Bjo

Eli disse...

Ficou muito bonita e essa costelinha é realmente muito boa!

Filipa disse...

Eu adoro costelas e a sua ficou muito bonita.

Beijinhos

Anônimo disse...

Amiga, que delícia! Na minha rua tem um Outback e sempre que passo perto o perfume das Ribs on the Barbie me convidam a entrar...ainda bem que resisto!!!! Senão já viu...
A foto ficou ótima e o gosto deve ter ficado divino!
Obrigada pelo carinho e fico super feliz em ter inspirado a receita!
Beijos mil, estou sumida mas aos poucos venho visitar teu cantinho, que está lindo!!!